quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

- LOWTON


LOWTON - O FILHO DA LOBA
Dentre os muitos Ritos e Rituais adotados pela Maçonaria, há um que chama especial atenção pela sua singeleza. Trata-se da "ADOÇÃO DE LOWTONS". Um "LOWTON" é um filho de Maçom cuja Loja Simbólica, também conhecida como "Loja Base", abrangendo os três primeiros graus, existentes em todos os Ritos, adota simbolicamente o menino entre 7 e 17 anos, assumindo responsabilidades na eventual falta do pai.
Até a alguns anos atrás, o "LOWTON" era adotado pelas Lojas e pronto. A não ser nas cerimônias ditas "brancas", em que é permitida a presença de não Maçons, de qualquer sexo e de qualquer idade, ou então em congraçamentos e festividades outras, o menino raras vezes tomava contato com a Maçonaria.
O que fizemos então, foi propor e agir em cima da continuidade do estudo desses meninos, dedicando-lhes tempo para orientações cívicas e culturais.
Como esse assunto não é habitualmente trazido ao conhecimento público, e por estar envolvido nesse processo educativo, gostaria aqui de deixar registrado o meu convite para conhecerem o que a Maçonaria vem fazendo em prol desses meninos que nós chamamos de "LOWTON", que assim como no escotismo, pode ser traduzido por "FILHO DA LOBA". A apreciação será ainda maior se o seu computador tiver um sistema multimídia uma vez que isso lhe possibilitará ouvir o som das mensagens transmitidas.
Para isso, convido-os a visitarem na Internet "A HOME PAGE DOS LOWTONS", no endereço http://www.haj33.com.br/lowtons onde recomendo que leiam o "Editorial" escrito pelo coordenador do projeto, assim como que vejam a apresentação "LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO" onde vocês terão a oportunidade de constatar qual a filosofia Maçônica sobre o assunto. Espero que gostem.
Frank Stephen DavisRedator e Produtor do Projeto "LOWTON CIDADÃO"