quarta-feira, 30 de julho de 2008

GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO COMEMORA 87 ANOS


O Grande Oriente de São Paulo comemorou nesta quarta feira (29/07) seus 87 anos com uma bela Cerimônia onde foi lançado pelos correios um selo comemorativo do GOSP.
Na ocasião também foi homenageado o Ir. Laelson Rodrigues pelos brilhantes serviços prestados ao Grande Oriente do Brasil e à maçonaria.
Estiveram presentes mais de 400 pessoas entre Irmãos e Convidados.

Foi uma noite memórável que entrará para a história do Grande Oriente de São Paulo, onde também estiveram presentes o Grão Mestre da Sereníssima Grande Loja do Estado de São Paulo Francisco Gomes bem como o Grão Mestre do Grande Oriente Paulista José Maria Dias Neto que junto com o Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo Benedito Marques Ballouk Filho reafirmaram o apoio aos Irmãos maçons candidatos a cargos eletivos nas próximas eleições dentro do projeto de reinserção política da maçonaria lançado pelo Grande Oriente de São Paulo.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

XV CONGRESSO NACIONAL DA ORDEM DEMOLAY

Foi realizado com pleno êxito no último final de semana na cidade de Cuiabá
o XV Congresso Nacional da Ordem DeMolay.
Foram dias de muita importância na vida do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil onde DeMolays Ativos, Seniores DeMolay, Maçons e convidados puderam vivenciar e presenciar decisões que dão novo rumo à Ordem DeMolay num clima de muita harmonia e concórdia.
Houve a aprovação da nova Constituição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, fruto do trabalho de quase um ano da Comissão formada no XIV Congresso Nacional realizado na cidade de Fortaleza que tráz muitas inovações e representa um passo muito importante para o SCODB.
Tomou posse como Grande Mestre o Irmão Max Rodrigues que substitui o Irmão Luis Eduardo de Almeida para dirigir os destinos do SCODB até o ano de 2009.
Foi eleito o Irmão Hugo do estado de Pernanbuco para o cargo de 2º Grande Mestre Adjunto.
Neste Congresso realizou-se um sonho que há muito tempo era sonhado por todos os DeMolays pois todos que estão na linha sucessória foram DeMolays.....Parabéns ao SCODB por mais esta conquista.
Parabéns ao Irmão Luiz Eduardo de Almeida que junto com sua Diretoria deu continuidade e finalizou o trabalho de saneamento das finanças do SCODB sendo que hoje o SCODB está em dia com todos os seus compromissos fiscais, tributários e financeiros.
Ganhou o SCODB, ganhou a Ordem DeMolay.
Parabéns a todos.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

II ENCONTRO NACIONAL DE DIRETORES ESTADUAIS DA APJ


Foi realizado nos últimos dias 11, 12 e 13 de julho na séde do Grande Oriente do Brasil em Brasilia o II Encontro Nacional de Diretores Executivos Estaduais da Ação Paramaçônica Juvenil.

Este encontro que contou com a participação de mais de 100 pessoas entre Diretores Executivos de todos os Estados da Federação bem como de todos os Ductors de Núcleos Apejotistas teve como objetivo traçar um diagnóstico dos problemas e estabelecer um plano de expansão da APJ.

O encontro que foi aberto pelo Soberano Grão Mestre Geral Marcos José da Silva foi prestigiado por todos os poderes do Grande Oriente do Brasil, estando presentes além do Soberano Grão Mestre Geral e do Sapientíssimo Grão Mestre Geral Adjunto o Presidente da Soberana Assembléia Estadual Legislativa, Juiz do Tribunal Superior de Justiça Maçônica e membro da Procuradoria de Justiça Maçônica entre outros e transcorreu em clima de harmonia e principalmente de interesse por dar à APJ um projeto consistente de expansão e crescimento.

O Estado de São Paulo se fez presente através do Grande Secretário de Entidades Paramaçônicas, Luciano Rio, dos Ductors dos Núcleos Monteiro Lobato e XXI de maio da cidade de Sorocaba e do Núcleo Estrela Socorrense da cidade de Socorro, bem como do Irmão e ex- Ductor Denis Vieira maestro da Orquestra mantida pelo Núcleo XXI de maio.

O Encontro foi encerrado no dia 13 pelo Sapientíssimo Grão Mestre Geral Adjunto Claudio Roque Buono Ferreira que festejou os resultados alcançados parabenizando todos os presentes.

COMPLEXO PHYTÁGORAS



No próximo sábado (19 de julho) às 10:00 hs. o Grande Secretario de Entidades Paramaçônicas realizará Palestra para os Irmãos, Cunhadas e interessados no Complexo Phytágoras sobre as Entidades Paramaçônicas e em especial sobre a Ordem Internacional da Estrela do Oriente.


A palestra além de um breve histórico das Entidades Paramaçônicas, abordará a história e requisitos para a formação de um Capítulo da Ordem Internacional da Estrela do Oriente naquele complexo.


O Complexo Phytágoras está localizado à Rua Ipanema, 422, Moóca, São Paulo.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

DEMOLAY - 1º PROCAP


O Grande Capítulo do Estado de São Paulo realizou no último final de semana o 1º PROCAP - Programa de Capacitação Capitular que visou dar capacitação aos Mestres Conselheiros que assumem a direção dos Capítulos neste segundo Semestre.
Leiam matéria abaixo extraida do sítio do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

Treinamento capitular enfatiza ensinamentos e atua de forma participativa

Por Elcio Silva

Com o intuito de trazer aos capítulos um modelo de gestão capitular facilitado o PROCAP – Programa de Capacitação Capitular foi realizado no dia 05 de julho no Grande Oriente de São Paulo.
Definido pelo Grande Mestre do Estado de São Paulo, Fábio Alexandre Gomes, como uma verdadeira enxurrada de ensinamento DeMolay, o PROCAP foi realizado pela Conselharia Estadual para auxiliar as futuras lideranças paulistas como um modelo de gestão que tem como foco facilitar os trabalhos dos capítulos do Estado.
As palestras, realizadas pelos gestores nomeados do PROCAP, Caio Borges – Tesouraria, Marcelo Novo – Ritualística, Rafael Ferreira – Hospitalaria e Raul Groppo – Secretaria, contaram com a participação de aproximadamente 100 DeMolays que representaram 51 capítulos e as 13 regiões paulistas.
Durante o evento foi apresentada a campanha estadual de hospitalaria que beneficiará o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil – GPACI da cidade de Sorocaba.
Além das palestras previstas, o PROCAP cedeu espaço para o Deputado Nacional e membro da Grande Comissão Constituinte, Diego Fonseca, para que explicasse o processo de votação das propostas de alteração da Constituição DeMolay.
Fábio Alexandre Gomes explicou sobre a estrutura do Grande Capítulo e sanou dúvidas sobre os procedimentos que devem ser adotados pelos DeMolays.
O Mestre Conselheiro Estadual, Daniel Fonseca, concluiu o evento apresentando os resultados do Censo Estadual e sob aplausos finalizou. “Se vocês conseguirem transformar seus liderados em grandes líderes no futuro do capítulo, vocês terão cumprido seus papéis como mestres conselheiros”.
Confira a matéria completa na próxima edição do Bandeirante DeMolay.

Secretário de Internet

Todos os direitos reservados

BODES DO ASFALTO



No último dia 24 de maio no Palácio Maçônico do GOSP o Grande Oriente de São Paulo, através da Grande Secretaria de Entidades Paramaçônicas, firmou Tratado de Colaboração e Amizade com o Moto Clube Bodes do Asfalto.

Na ocasião o Moto Clube Bodes do Asfalto foi reconhecido no âmbito do Grande Oriente de São Paulo como Entidade Paramaçônica em razão de seus brilhantes trabalhos de cunho social principalmente nas Ações de Calamidade Pública como bem lembrou nosso Eminente Grão Mestre Benedito Marques Ballouk Filho.

O Tratado firmado tem por objetivo a mútua colaboração no desenvolvimento de projetos e ações que visem o congraçamento da família maçônica e dedicação ao aperfeiçoamento moral, cívico, social, ético e intelectual de nossa juventude; a Benemerência e Filantropia, entendendo-se por tal a realização de trabalhos e projetos voltados à inclusão social; a conscientização da importância da preservação do meio ambiente, o respeito à natureza e o Desenvolvimento Sustentável e ao engajamento de projetos e políticas de uma vida e envelhecimento saudáveis.

Sejam Bem vindos ao Grande Oriente de São Paulo Irmãos do Bodes do Asfalto.

terça-feira, 8 de julho de 2008

GOB DA POSSE A NOVOS GRÃOS MESTRES GERAIS


No último dia 24 de junho na sede do Grande Oriente do Brasil tomaram posse os Irmãos Marcos José da Silva como Soberano Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil e Claúdio Roque Buono Ferreira como Sapientíssimo Grão Mestre Geral Adjunto.

Aos Irmãos nossos votos de muita Luz e Sucesso.