quarta-feira, 30 de julho de 2008
GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO COMEMORA 87 ANOS
quarta-feira, 23 de julho de 2008
XV CONGRESSO NACIONAL DA ORDEM DEMOLAY
sexta-feira, 18 de julho de 2008
II ENCONTRO NACIONAL DE DIRETORES ESTADUAIS DA APJ
Foi realizado nos últimos dias 11, 12 e 13 de julho na séde do Grande Oriente do Brasil em Brasilia o II Encontro Nacional de Diretores Executivos Estaduais da Ação Paramaçônica Juvenil.
Este encontro que contou com a participação de mais de 100 pessoas entre Diretores Executivos de todos os Estados da Federação bem como de todos os Ductors de Núcleos Apejotistas teve como objetivo traçar um diagnóstico dos problemas e estabelecer um plano de expansão da APJ.
O encontro que foi aberto pelo Soberano Grão Mestre Geral Marcos José da Silva foi prestigiado por todos os poderes do Grande Oriente do Brasil, estando presentes além do Soberano Grão Mestre Geral e do Sapientíssimo Grão Mestre Geral Adjunto o Presidente da Soberana Assembléia Estadual Legislativa, Juiz do Tribunal Superior de Justiça Maçônica e membro da Procuradoria de Justiça Maçônica entre outros e transcorreu em clima de harmonia e principalmente de interesse por dar à APJ um projeto consistente de expansão e crescimento.
O Estado de São Paulo se fez presente através do Grande Secretário de Entidades Paramaçônicas, Luciano Rio, dos Ductors dos Núcleos Monteiro Lobato e XXI de maio da cidade de Sorocaba e do Núcleo Estrela Socorrense da cidade de Socorro, bem como do Irmão e ex- Ductor Denis Vieira maestro da Orquestra mantida pelo Núcleo XXI de maio.
O Encontro foi encerrado no dia 13 pelo Sapientíssimo Grão Mestre Geral Adjunto Claudio Roque Buono Ferreira que festejou os resultados alcançados parabenizando todos os presentes.
COMPLEXO PHYTÁGORAS
quarta-feira, 9 de julho de 2008
DEMOLAY - 1º PROCAP
Por Elcio Silva
Com o intuito de trazer aos capítulos um modelo de gestão capitular facilitado o PROCAP – Programa de Capacitação Capitular foi realizado no dia 05 de julho no Grande Oriente de São Paulo.
Definido pelo Grande Mestre do Estado de São Paulo, Fábio Alexandre Gomes, como uma verdadeira enxurrada de ensinamento DeMolay, o PROCAP foi realizado pela Conselharia Estadual para auxiliar as futuras lideranças paulistas como um modelo de gestão que tem como foco facilitar os trabalhos dos capítulos do Estado.
As palestras, realizadas pelos gestores nomeados do PROCAP, Caio Borges – Tesouraria, Marcelo Novo – Ritualística, Rafael Ferreira – Hospitalaria e Raul Groppo – Secretaria, contaram com a participação de aproximadamente 100 DeMolays que representaram 51 capítulos e as 13 regiões paulistas.
Durante o evento foi apresentada a campanha estadual de hospitalaria que beneficiará o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil – GPACI da cidade de Sorocaba.
Além das palestras previstas, o PROCAP cedeu espaço para o Deputado Nacional e membro da Grande Comissão Constituinte, Diego Fonseca, para que explicasse o processo de votação das propostas de alteração da Constituição DeMolay.
Fábio Alexandre Gomes explicou sobre a estrutura do Grande Capítulo e sanou dúvidas sobre os procedimentos que devem ser adotados pelos DeMolays.
O Mestre Conselheiro Estadual, Daniel Fonseca, concluiu o evento apresentando os resultados do Censo Estadual e sob aplausos finalizou. “Se vocês conseguirem transformar seus liderados em grandes líderes no futuro do capítulo, vocês terão cumprido seus papéis como mestres conselheiros”.
Confira a matéria completa na próxima edição do Bandeirante DeMolay.
Secretário de Internet
Todos os direitos reservados
BODES DO ASFALTO
No último dia 24 de maio no Palácio Maçônico do GOSP o Grande Oriente de São Paulo, através da Grande Secretaria de Entidades Paramaçônicas, firmou Tratado de Colaboração e Amizade com o Moto Clube Bodes do Asfalto.
Na ocasião o Moto Clube Bodes do Asfalto foi reconhecido no âmbito do Grande Oriente de São Paulo como Entidade Paramaçônica em razão de seus brilhantes trabalhos de cunho social principalmente nas Ações de Calamidade Pública como bem lembrou nosso Eminente Grão Mestre Benedito Marques Ballouk Filho.
O Tratado firmado tem por objetivo a mútua colaboração no desenvolvimento de projetos e ações que visem o congraçamento da família maçônica e dedicação ao aperfeiçoamento moral, cívico, social, ético e intelectual de nossa juventude; a Benemerência e Filantropia, entendendo-se por tal a realização de trabalhos e projetos voltados à inclusão social; a conscientização da importância da preservação do meio ambiente, o respeito à natureza e o Desenvolvimento Sustentável e ao engajamento de projetos e políticas de uma vida e envelhecimento saudáveis.
Sejam Bem vindos ao Grande Oriente de São Paulo Irmãos do Bodes do Asfalto.
terça-feira, 8 de julho de 2008
GOB DA POSSE A NOVOS GRÃOS MESTRES GERAIS
sexta-feira, 20 de junho de 2008
ORDEM INTERNACIONAL DO ARCO ÍRIS PARA MENINAS
ORDEM INTERNACIONAL DO ARCO ÍRIS PARA MENINAS
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas - IORG (International Order of the Rainbow for Girls) é uma organização criada pela maçonaria,para jovens de 11 a 20 anos de idade,sendo elas filhas de maçons ou não, e de qualquer religião contanto que acredite em Deus,tem como objetivo criar pessoas educadas e amigas,que se importam com o mundo e gostam de ajudar. A Ordem foi fundada em McAlester, Oklahoma. Seu início, elaboração do primeiro ritual e elaboração das leis que regem uma assembléia, são frutos do trabalho do Venerável Mark Sexson, maçom, grau 33 de McAlester. A ordem foi criada dia 08 de julho de1887.a partir dai foi crindo-se assembleias Arco-Íris em várias jurisdições pelo mundo, dentre elas estão: EUA, Brasil, Alemanha, Austrália, Filipinas, Japão e Canadá, para citar apenas algumas, sendo que a maior parte dos estados estado-unidenses possuem rainbows. Na ordem existem cargos,para compensar o trabalho,esses cargos são somente simbolos do que elas devem aprender.
Cargos
A Ordem possui os seguintes cargos:
Ilustre Preceptora
Ilustre Preceptora Adjunta
Arquivista
Tesoureira
Capelã
Chefe de Cerimonial
Observadora Confidencial
Observadora Externa
Regente do Coro
Preceptora Mãe
As sete virtudes
A Ordem do Arco-Íris para Meninas enfatiza sete virtudes (assim como os DeMolays), as quais são representadas pelas sete cores:
Vermelho: representa o amor, que enfatiza a importância do amor em casa e com a família.
Laranja: representa a religião, que enfatiza a importância do companheirismo e da ativa participação na igreja de sua escolha.
Amarelo: representa a natureza, que é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.
Verde: significa a imortalidade, pois mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.
Azul: significa a lealdade para com a ordem das Rainbow Girls, família e amigos.
Anil: representa a importância de respeitar as leis de seu país e sua bandeira.
Violeta: representa o serviço, o que é a principal causa enfatizada pelas Rainbow Girls e membros maçônicos. Branco: é o simbolismo da união de todas as cores do arco-íris
terça-feira, 6 de maio de 2008
FRATERNIDADE FEMININA CRUZEIRO DO SUL
FRATERNIDADE FEMININA CRUZEIRO DO SUL
O que é Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul?
É uma associação paramaçônica patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, vinculada a uma ou mais Lojas Maçônicas da Federação.
Quais os Principais Objetivos?
- Desenvolver trabalhos para conscientização das associadas;
- Promover debates, encontros, seminários, conferências, palestras que valorizem sua participação social, juntamente com atividades culturais, cívicas e filantrópicas.
- Participar e apoiar as atividades sociais, cívicas e filantrópicas, estimulando a prática da plana fraternidade entre os familiares das associadas.
Como se organiza uma fraternidade?
São organizadas em unidades autônomas, sempre vinculadas a uma Loja, devendo ser cadastrada no Grande Oriente do Brasil, por iniciativa de uma Loja, quando será expedida uma Carta de Registro e Reconhecimento. Está estruturada em nível de Loja, Grandes Orientes Estaduais e Grande Oriente do Brasil.
Onde procurar orientação e informação?
Em cada Grande Oriente Estadual, do Distrito Federal ou Delegacias, há uma Presidente Estadual e Diretoria, em condições de prestar as orientações iniciais. No GOB, uma Diretoria Nacional poderá ser acionada através do telefone (61) 245-4555 ou e-mail: gsgirp@gob.org.br. As Fraternidades Femininas, com outras denominações poderão se cadastrar?
Sim. É de interesse da Diretoria Nacional, que todas as associações femininas, desde que vinculadas à uma Loja, façam o seu cadastramento e relatório.
O que resulta de positivo no cadastramento e qual a importância de uma fraternidade?
A Diretoria Nacional, as Diretoria Estaduais e os Grão-Mestres Estaduais, estão desenvolvendo todo apoio necessário para o fortalecimento das Fraternidades Femininas. Entendem que uma Loja Maçônica será sempre mais alegre, pacífica e trabalhadora, com a presença e participação das mulheres. Somos instrumentos de integração e fortalecimento da Família, instituição considerada a mais importante pela Maçonaria.
Então, ao cadastrar a sua Fraternidade, emitir o seu relatório, poderemos identificar e somar toda a atividade feminina paramaçônica do país, pleiteando novos apoios.
As atividades femininas numa Loja Maçônica, conscientizam os maçons do nosso papel de mulher na educação, saúde, união e presença cristã em nossos lares.
Então, nós mulheres devemos organizar a Fraternidade Feminina dentro da Loja Maçônica, sempre apoiadas e em consonância com o Venerável e os membros do Quadro, passando a dar suporte e motivação ao trabalho das causas sociais, como APJ, Maçonaria Contra as Drogas, assistência social e beneficência.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
- LOWTON
LOWTON - O FILHO DA LOBA
Dentre os muitos Ritos e Rituais adotados pela Maçonaria, há um que chama especial atenção pela sua singeleza. Trata-se da "ADOÇÃO DE LOWTONS". Um "LOWTON" é um filho de Maçom cuja Loja Simbólica, também conhecida como "Loja Base", abrangendo os três primeiros graus, existentes em todos os Ritos, adota simbolicamente o menino entre 7 e 17 anos, assumindo responsabilidades na eventual falta do pai.
Até a alguns anos atrás, o "LOWTON" era adotado pelas Lojas e pronto. A não ser nas cerimônias ditas "brancas", em que é permitida a presença de não Maçons, de qualquer sexo e de qualquer idade, ou então em congraçamentos e festividades outras, o menino raras vezes tomava contato com a Maçonaria.
O que fizemos então, foi propor e agir em cima da continuidade do estudo desses meninos, dedicando-lhes tempo para orientações cívicas e culturais.
Como esse assunto não é habitualmente trazido ao conhecimento público, e por estar envolvido nesse processo educativo, gostaria aqui de deixar registrado o meu convite para conhecerem o que a Maçonaria vem fazendo em prol desses meninos que nós chamamos de "LOWTON", que assim como no escotismo, pode ser traduzido por "FILHO DA LOBA". A apreciação será ainda maior se o seu computador tiver um sistema multimídia uma vez que isso lhe possibilitará ouvir o som das mensagens transmitidas.
Para isso, convido-os a visitarem na Internet "A HOME PAGE DOS LOWTONS", no endereço http://www.haj33.com.br/lowtons onde recomendo que leiam o "Editorial" escrito pelo coordenador do projeto, assim como que vejam a apresentação "LOWTON CIDADÃO NOVO MILÊNIO" onde vocês terão a oportunidade de constatar qual a filosofia Maçônica sobre o assunto. Espero que gostem.
Frank Stephen DavisRedator e Produtor do Projeto "LOWTON CIDADÃO"
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
- ORDEM INTERNACIONAL DA ESTRELA DO ORIENTE
A ORDEM INTERNACIONAL DA ESTRELA DO ORIENTE
É uma organização para-maçônica criada em 1850, pelo ilustre Maçom ROBERT MORRIS (advogado e Grão-Mestre do Estado de Kentucky – EUA), que vem se espalhando por todos os países, como França, Inglaterra, Espanha, Canadá, Itália, Alemanha, Japão, Austrália e outros com mais ou menos 1.200.000 membros. Chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, em agosto de 1997 quando foram instalados quatro Capítulos. Hoje existem mais de vinte Capítulos em São Paulo, um no Espírito Santo e um no Rio Grande do Sul, na cidade de Bagé.
Nestes quase 150 anos de existência, a Ordem tem se destacado por suas inúmeras obras de assistências, colocando-se como um alicerce social junto às Lojas Maçônicas.
A Estrela do Oriente tem como propósito: através dos seus trabalhos ritualísticas:
educar;
edificar caráter;
ressaltar valores morais e espirituais;
fazer caridade e servir ao próximo; e
dar suporte a "Ordem Internacional das Filhas de Jó;.
Não é uma religião e nem uma sociedade feminista.
As reuniões do Capítulo são mensais e, obrigatoriamente, acontecerão em um Templo Maçônico ou Salas Capitulares, pois a Ordem necessita ser apoiada por uma Loja Maçônica. No entanto o apoio será restrito ao que diz respeito às instalações. Por se tratar de uma Ordem de adultos o Capítulo se manterá por conta própria.
QUEM PODE SER INICIADO
Podem iniciar no Capítulo da Estrela do Oriente, esposas, filhas, noras, mães, irmãs, netas, bisnetas e viúvas de Mestre Maçom que esteja regular com sua Loja Maçônica e Maçom que esteja regular em uma Loja.
A idade mínima para poder ser iniciada é de 18 anos.
Os principais requisitos são:
acreditar em um ser superior;
ter boa conduta moral;
ter bom relacionamento de amizade, fidelidade e irmandade.
COMO INICIAR
A solicitação para iniciação deverá ser assinada pela candidata (o) e por mais dois membros do Capítulo, que a (o) recomendam, que terá, obrigatoriamente, que apresentar a regularidade. No caso de candidata, deverá ser apresentada a mesma documentação, incluindo a regularidade do Mestre Maçom cujo parentesco lhe permita a iniciação.
QUEM PODE ASSISTIR ÀS REUNIÕES DE UM CAPÍTULO
Só podem assistir às reuniões os membros iniciados no Capítulo e que estejam regulares nas suas Lojas Maçônicas. A perda do direito maçônico de qualquer Maçom, fará com este perca seus direitos no Capítulo, mesmo que esteja regular neste. A perda dos direitos do Maçom, não implicará na privação do direito do membro feminino, cujo parentesco exista.
COMO FORMAR UM CAPÍTULO
Para a formação de um Capítulo é necessário um grupo inicial não inferior a 18 membros, sendo no mínimo 16 do sexo feminino e 2 do sexo masculino (Mestre Maçom). Os documentos devem ser preenchidos e enviados ao Grande Capítulo Geral. Uma vez aprovado, um Delegado virá para presidir as eleições dos Oficiais e para realizar a Iniciação das candidatas e dos Maçons selecionados e suas instalações. Daí para frente o Capítulo passa a ter vida própria, podendo selecionar e iniciar os futuros membros.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
- ORDEM INTERNACIONAL DAS FILHAS DE JÓ
A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi criada no dia 20 de outubro de 1.920, pela Sra. Ethel T. Wead Mick, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos da América.
A Senhora Ethel, compreendendo a importância dos ensinamentos recebidos de sua mãe, de religião cristã, especialmente as lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidiu dar parte do seu tempo e de seu talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem desses raros privilégios que ela possuía.
O principal objetivo da Ordem, é reunir moças de 11 a 20 anos, que tenham parentesco ou relacionamento com Maçons, para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e amor para com os pais e familiares.
Os benefícios da organização são inenarráveis, não existe nada mais adequado para uma moça que os belos ensinamentos escritos no livro de Jó e demonstrados em seus trabalhos ritualísticos, cerimônias, canções e leituras, oferecendo uma influência forte e inspiradora sobre todos que assistem a reunião de um Bethel.
O trabalho ritualístico da ordem é baseado no triângulo, nas três Filhas de Jó, no Livro Sagrado, na Educação e combina emblemáticas representações de antigas eras latinas e gregas.
O Livro de Jó é uma autêntica composição literária maçônica que define o seu personagem como pessoa dominada pela inocência, piedade, modéstia, retidão, honestidade, lealdade e compaixão pelos órfãos e viúvas. Essas virtudes são princípios fundamentais da Maçonaria. As Filhas de Jó receberam este nome por seguirem os ensinamentos extraídos desse livro.
Seus membros são reconhecidos pelo uso de túnicas brancas (hobbys), utilizados na época de Jó. O desenho das chaves gregas na borda das capas é branco e simboliza a fé em nossa forma de viver. É contínuo representando a vida eterna. As cores desta ordem são: branco, pureza e púrpura (roxo), significando realeza. Tem como lema:
“A virtude é uma qualidade que grandemente honra uma mulher”.
COMO FUNCIONA O BETHEL
O Bethel possui o Conselho Guardião, formado por maçons, mães de Filhas de Jó, e/ou esposas de maçons, que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as Filhas venham tomar. O Bethel é composto de 20 cargos. Os trabalhos são dirigidos pela Tríade: Honorável Rainha, 1ª Princesa, 2ª Princesa, que são eleitas. Os outros cargos são nomeados, Secretária, Tesoureira, Capelã, Bibliotecária, Musicista, 1ª Mensageira, 2ª Mensageira, 3ª Mensageira, 4ª Mensageira, 5ª Mensageira, 1ª Zeladora, 2ª Zeladora, Guarda Interna e Guarda Externa. As demais pertencem ao Coral do Bethel. Cada Gestão dura em torno de seis meses.
As Filhas de Jó se reúnem em um Templo Sagrado denominado “BETHEL”. Elas são iniciadas, reúnem-se ritualisticamente, possuem toques e palavras. Em reunião ritualística, usam paramentos e utilizam instrumentos simbólicos. Para assistir a uma Cerimônia Ritualística ou uma reunião de um Bethel, é preciso ser um Maçom regular, pai, padrasto, avô ou tutor de um membro ou candidata do Bethel, mulher, com pelo menos 20 (vinte) anos de idade com parentesco maçônico comprovado, o que significa: esposa, filha, neta, mãe, irmã, meia-irmã ou viúva de um Mestre Maçom ou mulher que não possua vinte (20) anos mas que seja membro de uma Organização cujo requisito para filiação seja parentesco maçônico e elegível para filiação nessa Organização.
• Pré-requisitos para se tornar Filha de Jó
• Ter idade entre 11 e 20 anos incompletos;
• Ter parentesco maçônico ou forte relacionamento com famílias maçônicas;
• Ter disponibilidade para frequentar as reuniões;
• Crer em um ente superior
COMO FUNDAR UM BETHEL
Um Bethel, para ser instalado precisa ser patrocinado por uma Loja Maçônica, um Corpo Maçônico ou um Grupo de Maçons.
A autorização para Instalação de um Bethel vem dos Estados Unidos, através da Suprema Guardiã, que após ser aprovado, envia a CARTA CONSTITUTIVA.
Após a seleção de 15 ou mais candidatas qualificadas para associação, as quais devem assinar o formulário de pedido de autorização para organizar um Bethel. O pedido de autorização sendo aprovado pela Suprema Guardiã ou Grande Guardiã, conforme for caso, garante que o Bethel poderá ser instituído.
Após o recebimento de autorização, o Bethel deverá ser instituído de acordo com a Constituição e Estatuto do Supremo ou Grande Conselho Guardião. As candidatas são iniciadas por membros de um Bethel possuidor da carta Constitutiva quando disponível, caso contrário por uma Oficial Instituidora administrando o juramento.
Os membros do Conselho Guardião do Bethel são nomeados para servirem ao Bethel por um período de um ano. As Oficiais do Bethel são eleitas ou nomeadas para servirem um mandato de seis meses no cargo, permitindo, desta forma que outras Filhas obtenham o benefício de ocuparem cargos.
HISTÓRIA DE JÓ
Todos os que sofrem e se sentem sós, como que abandonados por Deus, podem encontrar em Jó alento e ânimo. Ele que passou por inúmeras provas permaneceu fiel ao Pai Celestial, jamais se desesperando ou se insurgindo contra Ele.
Jó é um personagem bíblico que nasceu no deserto da Arábia , há séculos atrás. Era um homem piedoso, honesto, temente a Deus, e dono de muitas riquezas. Era casado e tinha 7 filhos e 3 filhas, vivia feliz cercado de amigos.
Certo dia o demônio propôs a Deus que lhe tirasse todas as suas riquezas e afirmou que assim sua fé em Deus acabaria.
Deus permitiu o demônio e pediu que lhe poupasse a vida. O Demônio então executou sua missão.
Começa por destruir os seus bens, a morte de seus filhos e de sua esposa e finalmente com uma terrível doença. Jó se jogou no chão, seu sofrimento era eterno, e mesmo desejando não ter nascido continuou a ser o fiel servo de Deus, chamava insistentemente por ele e esperava a sua morte...
Deus, então vendo a firmeza de sua fé, atendeu aos seus chamados; curou suas feridas, recuperou seus bens, e deu-lhe outra família: e a eterna felicidade. No cap. 42 v.13,14 e 15 do livro de Jó nos diz “Também teve sete filhos e três filhas. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da outra Quezia, e o nome da terceira Querem-Hapuque. E em toda Terra não se acharam mulheres tão formosas como as Filhas de Jô; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.
Por isso, todas as filhas de Jó, em toda e qualquer ocasião, nunca perdem a fé em Deus, nosso Pai Celestial.